30 JAN 2015
Rede Municipal de Ensino volta às aulas dia 2 de fevereiro

Rede Municipal de Ensino volta às aulas dia 2 de fevereiro

A Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá informa que os alunos da Rede Municipal de Ensino, além daqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA), retornarão nesta segunda-feira, 2 de fevereiro. Cerca de 1.700 estudantes voltam às salas de aula.

O município atende 1.054 alunos em período parcial de 4 a 14 anos e 590 alunos em período integral de 7 meses a 10 anos sendo eles Berçário I e II, Maternal I e II, Jardim I e II, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental do 6º ao 9º e 40 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Crianças do período integral participarão diariamente de projetos desenvolvidos pelos professores, sendo eles de raciocínio lógico, basquete, voleibol, teatro, artes, educação ambiental, inglês, informática, musica, reforço escolar, recreação e iniciação ao xadrez. Permitindo um aprofundamento no conhecimento, ampliação do olhar, e a valorização das diversas áreas que fazem parte da formação do aluno e do trabalho com as competências tanto sociais quanto intelectuais.

Nas primeiras semanas de aula, uniformes escolares serão distribuídos para o inicio do ano letivo, sendo dois conjuntos de bermudas e camisetas aos alunos do berçário ao 5º ano, e duas camisetas aos alunos do 6º ao 9º ano. Permitindo segurança e identificação dos alunos, principalmente no período em que estiverem fora da escola.
Serão ainda entregues 5.720 materiais apostilados para os alunos do Jardim I ao Fundamental II, produzidos pelo sistema de ensino Expoente, disponibilizado de acordo com cada série, e divididos em quatro bimestres.  Este sistema está entre os melhores do país e é composto por um conjunto de recursos de alto padrão, integrados por meio de soluções educacionais e tecnológicas, cujo objetivo é oferecer ferramentas diferenciadas para o aprendizado.

Os alunos podem contar com uma alimentação de qualidade produzida pelo Centro de Preparo de Merenda Escolar municipal, oferecendo nas escolas municipais refeições composta por alimentos adequados, que garantem a energia e os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. São servidas de segunda a sexta-feira 3.414 refeições diariamente, considerando que 590 alunos do período integral recebem quatro refeições por dia.

Além da elaboração de cardápios sob a orientação de nutricionista, o município também aposta na capacitação e aperfeiçoamento das cozinheiras que trabalham no preparo das refeições oferecidas aos estudantes da rede municipal de ensino. A boa alimentação resulta em um melhor desempenho escolar e forma hábitos alimentares adequados.

O município dará inicio também na próxima segunda-feira (2), o transporte que beneficiará cerca de 300 estudantes universitários no período noturno, sem nenhum custo para faculdades das cidades da região: São José do Rio Preto, Catanduva e Urupês.

Lembrando que as matriculas para a 5ª, 6ª,7ª e 8ª série do nível fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda estão abertas na Escola Municipal Perciliano José Bueno. O EJA é destinado a pessoas a partir dos 16 anos que não fizeram ou concluíram o ensino fundamental. Para a realização da matricula, os interessados devem levar o RG, CPF, reservista, comprovante de residência e histórico escolar. Caso o interessado seja menor de idade é fundamental a presença dos pais ou responsáveis no ato da inscrição.