12 FEV 2015
Cresce o número de Microempreendedores formalizados em Ibirá

Cresce o número de Microempreendedores formalizados em Ibirá

Ibirá 10 de fevereiro de 2015- O Município da Estância Hidromineral de Ibirá conta hoje com 592Micro Empreendedores Individuais (MEI), definição para aquele que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Só no mês de janeiro de 2015 a sala do Empreendedor formalizou 25 empresários.

No período de janeiro de 2010 até dezembro de 2013 o total era de 432 empreendedores registrados, o número durante o ano de 2014 saltou para 567 MEI, enquanto que no ano de 2010 este número era de apenas 31 registros, sendo assim, tendo um aumento de 1809,67%de MEI formalizados durante esses cinco anos.

O MEI é uma forma de tributação que beneficia pequenos empresários que exercem atividades elementares, tais como verdureiro, costureira, pipoqueiro, entre outros. O trabalhador autônomo e o informal tem acesso a diversos benefícios, como por exemplo, à Previdência Social, a cursos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) totalmente gratuitos, créditos com taxas de juros menores, obtenção de um CNPJ, emitir nota fiscal, agendamento para consultoria no SEBRAE de São José do Rio Preto, entre outros.

A Prefeitura ibiraense lançou no ano passado o guia do Microempreendedor individual para orientar e incentivar os atuais e futuros empreendedores ibiraenses, mostrando que estar legalizado é a melhor opção, independente do tamanho do negócio.

Aqueles que estiverem interessados procure o Espaço do Empreendedor que está instalado em novo endereço: Casa da Cultura – Rua Ibirá, 896.