01 JUL 2015
Premiações marcam encerramento da 4ª Edição do Festival de Teatro de Ibirá

Premiações marcam encerramento da 4ª Edição do Festival de Teatro de Ibirá

No ultimo sábado (27), premiações marcaram o fim de mais uma edição do Festival de Teatro de Ibirá (FESTIB) promovido pela Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Poesis, Oficina Cultural Fred Navarro e o Projeto Ademar Guerra, que durante oito dias proporcionou a população ibiraense e região, espetáculos de todos os estilos.

A quarta edição do evento que ocorreu de 20 a 27 de junho, contou com 15 espetáculos de oito cidades e três Estados que tomaram ruas e praças do município, espalhados por quatro espaços diferentes de encenação, sendo três ao ar livre.

Com a programação totalmente gratuita, o festival atraiu um público de cerca de seis mil pessoas durante os oito dias de espetáculos e apresentações, que contou com um repertório de comédia, drama, musical e danças.

O FESTIB não existiria, se não fosse assimilado pelo público, razão maior na formação de plateia para as atividades artísticas. Pensando nisso a Comissão Julgadora junto a Prefeitura decidiu criar um prêmio especial em homenagem a cidadã Ibiraense Teresinha de Lourdes Siaticosqui mais conhecida como ‘Dona Flor’ que passou a ser o símbolo e estímulo ao público, comparecendo a todos os espetáculos durante o festival.

A programação do Festib ainda envolveu a realização de oficinas e workshops voltados para artistas e estudantes, debates e mesa redonda discutindo o tema ‘Gestão de Festivais’. A convite da Prefeitura, as Cias de teatro de Ibirá, 220 Watts e Arteiros das Águas também tiveram a oportunidade de mostrar aos munícipes seus trabalhos feitos em parceria com a administração, assim abrindo espaço para os trabalhos de teatro e música desenvolvidos dentro da cidade.

Os espetáculos da mostra competitiva foram avaliados ao longo do evento e julgados por uma direção avaliadora formada pela atriz, diretora e professora de artes cênica formada pela Escola de Arte Dramática - EAD/USP Bri Fiocca, Claudio Mendel Ator, diretor e produtor cultural e pelo ator com extensa carreira em teatro, cinema e televisão Sérgio Siviero.

CATEGORIA RUA E INFANTIL

MELHOR CENÁRIO

JOÃO PAULO FERNANDES E GRUPO TEATRAL INSÔNIA – “QUEM ROUBOU MEU SAPATINHO”

MELHOR FIGURINO

ZEZÉ CHERUBINI – “QUEM ROUBOU MEU SAPATINHO” E PARA ANDRÉ CRUZ E ZEZÉ CHERUBINI - “DOM CHICOTE MULA MANCA E SEU FIEL ESCUDEIRO ZÉ CHUPANÇA”

MELHOR ILUMINAÇÃO

KLEBER MONTANHEIRO – “CADA QUAL NO SEU BARRIL”

MELHOR SONOPLASTIA

LUIZ CARLOS LARANJEIRAS - “SABIÁS DO SERTÃO.....” PELA DIREÇÃO MUSICAL E CRIAÇÕES INÉDITAS QUE COMPÕEM O ESPETÁCULO.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

ANTONIO BUCCA - “SABIÁS DO SERTÃO.....”

MELHOR ATOR

ÍCARO NEGRONI - “SABIÁS DO SERTÃO.....”

MELHOR ATRIZ

CLARA RONCATI - “SABIÁS DO SERTÃO.....”

MELHOR DIRETOR

LUIZ CARLOS LARANJEIRAS E FAGNER RODRIGUES - “SABIÁS DO SERTÃO.....”

CATEGORIA ADULTO

MELHOR CENÁRIO

RENATO BOLLELI – “CARTAS LIBANESAS”

MELHOR FIGURINO

FAUSE HATEN – “CARTAS LIBANESAS”

MELHOR ILUMINAÇÃO

MARCELO LAZZARATTO - “CARTAS LIBANESAS”

MELHOR SONOPLASTIA

GREGORY SLIVAR - “CARTAS LIBANESAS”

MELHOR ATOR COADJUVANTE

GUIDO CARATORI POR SEU TRABALHO EM “AVENTAL TODO SUJO DE OVO”

MELHOR ATOR

EDUARDO MOSSRI POR SEU TRABALHO EM “CARTAS LIBANESAS”

MELHOR DIRETOR

MARCELO LAZZARATTO - “CARTAS LIBANESAS”

A COMISSÃO JULGADORA DECIDIU CRIAR O PRÊMIO ESPECIAL DE PESQUISA EM NOVA LINGUAGEM TEATRAL PARA O GRUPO TEATRO DE CAIXEIROS PELO ESPETÁCULO/INTERVENÇÃO “VIAJANTES – TEATRO LAMBE LAMBE”

A COMISSÃO JULGADORA DECIDIU CRIAR O PRÊMIO ESPECIAL DE MELHOR CONJUNTO DE ATORES PARA JEAN DE OLIVEIRA, JONAS DE PAULA E RENATO JUNIOR DO ESPETÁCULO “A NAU DOS DESTERRADOS”, DA CIA DE 2, DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP.

MELHOR ESPETÁCULO DE RUA

“SABIÁS DO SERTÃO.....” – CIA CÊNICA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

A COMISSÃO JULGADORA DECIDIU CRIAR O PRÊMIO ESPECIAL DE INVESTIGAÇÃO NA LINGUAGEM DE TEATRO DE RUA PARA “A NAU DOS DESTERRADOS”, DA CIA DE 2, DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.

A COMISSÃO JULGADORA DECIDIU CRIAR O PRÊMIO ESPECIAL DE MELHOR ESPETÁCULO DE CIRCO TEATRO PARA O ESPETÁCULO “CONCERTO EM RI MAIOR, UMA COMÉDIA MUSICAL”, DA CIA DOS PALHAÇOS, DE CURITIBA – PR.

MELHOR ESPETÁCULO ADULTO

“CARTAS LIBANESAS” – EDUARDO MOSSRI DE SÃO PAULO – SP.

MELHOR ESPETÁCULO JÚRI POPULAR

“SABIÁS DO SERTÃO.....” – CIA CÊNICA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP.

Departamento de Comunicação -Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá

Carolina Voltan Marzin

(17)   3551 9900 / (17) 99731 9715