19 AGO 2015
Agentes de Saúde realizam cerca de 2.600 visitasdomiciliares por mês

Agentes de Saúde realizam cerca de 2.600 visitas domiciliares por mês

A Prefeitura Municipal da Estancia Hidromineral de Ibirá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, introduz melhoramentos e inovações ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF) ao consolidar uma estratégia para levar a saúde para mais perto da família e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

O programa é uma proposta do Ministério da Saúde, como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial implantada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com um grupo de profissionais formado por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um dentista e um auxiliar de consultório dentário, além deseis agentes comunitários de saúde que possuem um papel importante no atendimento.

Ao todo são 20 pessoas responsáveis pelas visitas domiciliares, realizando Cadastramento de Famílias e Indivíduos. O Objetivo deste recadastramento é reestruturar as informações da Atenção Básica e melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde. São realizadas em média 2.600 visitas por mês, sendo em cerca de 700 por semana.

As informações colhidas por eles são passadas para o restante da equipe, em uma reunião que acontece semanalmente, na qual avaliarão e decidirão o melhor acompanhamento ao problema, podendo ser feito na própria unidade ou na residência do paciente, quando houver dificuldade de locomoção.

Os agentes comunitários de saúde acompanham também a vulnerabilidade e condição de saúde dos indivíduos, com foco nos grupos de atenção prioritária (idosos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, crianças e pessoas com necessidades especiais). Periodicamente participam de reuniões para capacitações, orientações e discussões de processos de trabalho.

Com as visitas, são desenvolvidas ações de educação em saúde, identificação de áreas e situações de risco individual e coletivo, encaminhamento aos serviços de saúde, orientação e acompanhamento da saúde dos atendidos.

Melhorar a qualidade do atendimento é outro objetivo importante do programa, que tem entre as metas humanizar o atendimento e criar o hábito de as pessoas adotarem medidas de prevenção de saúde. Ela conta também que os agentes fazem acompanhamento da saúde das pessoas visitadas, busca ativa no caso de pacientes que faltam a consultas, controle de parasitoses, entre outras atividades.

Departamento de Comunicação

Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá