25 NOV 2015
Campanha “Fique Sabendo” tem início em Ibirá

Campanha “Fique Sabendo” tem início em Ibirá

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que está sendo realizada a Campanha Fique Sabendo para Teste Rápido de HIV e Sífilis no período de 25 de novembro a 01 de dezembro nas Unidades Básica de Saúde das 7:00 as 16:30hs de segunda a sexta-feira.

Qualquer pessoa com idade acima de 12 anos poderá efetuar a coleta de amostras de sangue na unidade de saúde mais próxima, onde farão exames pelo método convencional, realizando aconselhamento prévio com abordagem consentida.

O exame é simples e rápido, realizado com privacidade e sigilo. Em ambos os casos, o diagnóstico precoce possibilita tratamento em tempo adequado, evita a transmissão de mãe para filho e a infecção de parceiros. De 15 a 30 dias após o exame de sangue a unidade responsável comunica o resultado ao paciente e nos casos em que for positivo o mesmo já é encaminhado para tratamento.

A maioria dos portadores de HIV descobre a doença muito tarde e a campanha tem o intuito de incentivar a realização de exames com frequência, permitindo que o vírus seja diagnosticado o mais rápido possível. De acordo com o Ministério da Saúde, é aconselhável que o exame seja realizado após um mês que a pessoa foi submetida a alguma situação de risco.

Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá

Carolina Voltan Marzin