04 FEV 2016
Comissão para combate do Aedes aegypti é criado em Ibirá

Comissão para combate do Aedes aegypti é criado em Ibirá

A Prefeitura de Ibirá junto a Secretaria Municipal de Saúde anuncia a criação de uma comissão para o enfrentamento da dengue, chikungunya e zika vírus para atuar nos períodos mais críticos de chuvas, que vão de janeiro a março de 2016. A comissão é formada por diversas secretarias municipais, realizando reuniões mensais para ser discutidas todas as ações no combate ao mosquito vetor (Aedes Aegypti).

Treinar os agentes comunitários de saúde, intensificar visitas domiciliares, mutirões de limpeza por meio de cronograma a ser realizado nos bairros que houver maior número de notificações positivas por dengue e, orientações por meio de palestras educativas em escolas e outras ações junto as igrejas do município, são os principais atos para sensibilizar e mobilizar a comunidade.

Algumas dessas ações já estão acontecendo como: tapa buracos por toda cidade, limpeza de terrenos, a união dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias, conhecidos como agentes da SUCEN, para assim fazer um controle mais efetivo dos trabalhos.

A Secretária municipal da Saúde Sileni, frisou que investir na prevenção e promoção da saúde é importante para que a ação chegue antes da doença. “Essa é a melhor maneira de praticar e fazer saúde pública investindo na prevenção e na promoção. Mas para obtermos sucesso nesse enfrentamento, será necessária a colaboração de todos porque a ameaça é grande”.

A mobilização de toda a sociedade é fundamental nas ações de combate ao mosquito, já que quase 90% dos focos estão dentro das casas. Por isso, a medida mais efetiva é, sempre, a eliminação de possíveis criadouros. A população precisa dedicar um tempo para procurar os locais nos quais o mosquito pode se reproduzir. A ideia é eliminar os recipientes onde há acúmulo de água e manter a família protegida.

Está previsto para este mês de fevereiro um mutirão envolvendo toda a população.

Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá

Departamento de Comunicação