04 MAI 2016
Cerca de 4.000 ocorrências já foram atendidas pelo SAMU de Ibirá

Cerca de 4.000 ocorrências já foram atendidas pelo SAMU de Ibirá

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciou suas atividades em Ibirá em 2012 e já realizou cerca de 4.000 atendimentos durante esses anos, sendo cerca de 90 ocorrências por mês. O veículo com sistema avançado de atendimento, atende também algumas cidades da região como Urupês, Potirendaba e Uchôa.

O município de Ibirá faz parte da rede da regional de São José do Rio Preto, onde está instalada a Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Por este motivo, quando a ligação é feita para o telefone 192 em Ibirá, o atendimento é feito na Central de São Jose do Rio Preto. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para o município.

O Atendimento de urgência e emergência é feita em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O diagnóstico da situação é iniciado no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras medidas a serem tomadas, e aciona ambulância para o atendimento quando necessário, por tanto, é importante se identificar e passar as informações do ocorrido, se a pessoa está acordada ou desacordada, além de transmitir outras informações que permitam ao médico regulador tomar as melhores decisões e mandar o melhor recurso para cada tipo de atendimento, identifique também quantas vítimas há no local, se existe alguma presa nas ferragens, seu estado de consciência e como e o que de fato ocorreu.

De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

O SAMU funciona 24 horas por dia através de chamada gratuita, e conta com equipes de profissionais de saúde, e seu trabalho reduz drasticamente o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.