24 NOV 2016
Alunos ibiraenses realizam Avaliação Nacional da Alfabetização

Alunos ibiraenses realizam Avaliação Nacional da Alfabetização

Os alunos dos 3ºanos da Rede Municipal de Ensino de Ibirá, realizaram nos dias 22 e 23 de outubro, a  Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA),com o objetivo principal de avaliar os níveis  de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática.

Os alunos estão sendo avaliados desde 2013, onde são realizadas provas elaboradas e enviadas pelo MEC, aplicadas por professores vindos de outros municípios. Durante o ano é realizado um trabalho intensivo com simulados, para que haja progressos ainda maiores.

Esta avaliação é direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do ciclo de alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.

A ANA produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.