13/02/2017
› Análise das fontes em Termas de Ibirá é realizada constantemente

Análise das fontes em Termas de Ibirá é realizada constantemente

A Prefeitura de Ibirá através da Secretária Municipal de Meio Ambiente, acompanha técnico da PA Laboratório de análises de São José do Rio Preto para coleta e verificação da qualidade das águas das fontes do Parque do Balneário de Termas de Ibirá.

As fontes Jorrante, Saracura, Carlos Gomes, Seixas e Ademar de Barros, são inspecionadas a cada 30 dias, onde ocorre a retirada de amostras sendo submetidas a ensaios de campo e ensaios de bancada. O trabalho realizado periodicamente tem por objetivo analisar a qualidade da água para o consumo da população e turistas.

Estes ensaios Físico Químicos e Biológicos são para verificar se os padrões de mineralidade se mantem em equilíbrio e em conformidade com os valores determinados pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgãos estes conjuntos do Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME).

O consumo de água mineral, resulta em melhoras na qualidade de vida, sendo que a sua ingestão pode vir inclusive a prevenir e auxiliar no tratamento de algumas doenças, pois elas têm dosagens específicas e controladas de elementos químicos totalmente afetados ao bom funcionamento do organismo humano.

Além das coletas de análises realizadas mensalmente, uma pesquisa foi feita entre três laboratórios – um do Brasil, um da Espanha e um dos Estados Unidos – mostrou, por meio de um método chamado Carbono-14, que a água da fonte termal tem 26.650 anos e atestou grau de pureza absoluto do liquido, que está todo esse tempo lá, sem nenhuma interferência humana.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2016. Todos os direitos reservados.