23/08/2017 às 10:06:00
› Saúde desenvolve ações para evitar leishmaniose em Ibirá

Saúde desenvolve ações para evitar leishmaniose em Ibirá

A Prefeitura de Ibirá por meio de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo ações que visam prevenir o registro de casos da leishmaniose. A maior preocupação é da ocorrência de casos da doença do tipo humana visceral.

Os profissionais receberam uma capacitação na qual foram repassadas informações atualizadas sobre as formas de prevenção.  O assunto também foi trabalhado nas escolas com diversas atividades, onde os professores foram atualizados sobre e, passado em sala de aula aos alunos.

O trabalho está envolvendo diversos setores da estrutura da Saúde no Município, como de controle de endemias e vetores, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental e centro de controle de zoonoses.

Doença grave que pode afetar os Cães e as Pessoas

As leishmanioses são doenças infecciosas causadas por parasitos transmitidos ao homem por insetos bem pequenininhos, chamados flebótomos.

A transmissão ocorre pela picada de um inseto do gênero Lutzomyia. Este inseto também é conhecido como asa dura, birigui, mosquito palha ou cangalinha.

No Brasil ocorrem duas formas: leishmaniose tegumentar (ou cutânea) e leishmaniose visceral.

A leishmaniose tegumentar também chamada de leishmaniose cutânea porque afeta a pele e mucosas. Ela é encontrada em todos os Estados brasileiros e, dependendo da região, é transmitida por diferentes vetores.

A leishmaniose visceral é uma doença grave, que afeta o fígado, o baço e a medula óssea e atinge principalmente crianças. Ela ocorre em todas as regiões brasileiras.

Os principais sintomas no homem são febre prolongada, fraqueza, emagrecimento, anemia e barriga inchada, por causa do aumento do fígado e do baço. Se não receber o tratamento adequado, ou demorar a ser diagnosticada, a leishmaniose visceral pode levar a morte.

Os sintomas no cão são emagrecimento, aumento do baço, vômitos, fraqueza, queda de pelos, crescimento das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento específico e gratuito para as leishmanioses em unidades de saúde de todo o país. O tratamento é feito através de remédios, repouso e boa alimentação, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Quanto antes o tratamento for iniciado, maior a possibilidade de recuperação e cura.

O que cada um pode fazer em casa para acabar com o mosquito palha e prevenir da doença?

-Podar as árvores do quintal e jardim de modo a permitir a entrada do sol, para evitar a umidade do solo. Recolher os galhos cortados e dar destino adequado;

-Varrer diariamente o quintal para retirar as folhas, folhagens, frutos apodrecidos e fezes de animais. Recolher, ensacar e colocar na coleta de lixo;

-Manter os quintais, estábulos e galinheiros limpos e livre de folhas, frutos e fezes;

-Cuidar da saúde e higiene dos animais, usando coleira repelente.

Logo Ibirá
Mapa Endereço: Praça José Bernardino Seixas, n° 01 - Centro
Atendimento Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, das 08:00
às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

18/12/2017

20°C MIN 32°C MAX