14 SET 2017
PREVENÇÃO AO SUICÍDIO É TEMA DE PALESTRA NO ‘SETEMBRO AMARELO’ DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Com o aumento vertiginoso dos suicídios no Brasil, dado a diversos fatores dentre eles a depressão, a Prefeitura de Ibirá aderiu a Campanha Setembro Amarelo com o objetivo de prevenir este mal e alertar a população a respeito desta realidade que atinge pessoas no mundo todo. Em Ibirá, as Secretarias de Saúde e Educação, por meio da rede municipal de ensino, estão mobilizadas em prol do Setembro Amarelo e trabalham com a temática “Prevenção ao suicídio – falar é a melhor solução! ”.

A Campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria. A nível mundial a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo, ou seja, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. Dados mostram que 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, por isso o que mais se enfatiza na campanha é a importância de falar sobre o assunto e a atenção daqueles que estão à volta para auxiliar por esta busca de ajuda. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV) no Brasil ocorrem 25 casos de suicídios por dia, sendo que 90% dos óbitos poderiam ser evitados.