28/09/2017 às 10:13:00
› CENTRO DE PREPARO DE ALIMENTOS GARANTE ALIMENTAÇÃO ADEQUADA AOS ALUNOS IBIRAENSES

Para garantir o crescimento e o desenvolvimento das crianças, a alimentação escolar deve ser rica em vitaminas e minerais capazes de fornecer energia em quantidades adequadas. Levar alimentação saudável e de qualidade a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino são objetivos definidos pela Prefeitura de Ibirá.

A merenda oferecida pelo município através do Centro de Preparo de Alimentos é composta com alimentos variados, frescos e que respeitem a cultura e os hábitos alimentares saudáveis. O centro recebe os alimentos frescos toda segunda, quarta e sexta-feira, que inclui carnes, frutas, verduras e hortaliças que são servidas diariamente nas escolas.

O Centro dispõe de um ambiente grande e de acordo com cada necessidade, com salas para cada tipo de alimento, área de produção, padaria, depósito, área para recepção e para higienização, possibilitando o preparo da merenda em local adequado.

A nutricionista além de responsável pelo cronograma do cardápio semanal, acompanha de perto todo o processo de produção, coordenando e controlando o recebimento dos alimentos entregues pelos fornecedores, armazenamento, pré-preparo, preparo, distribuição das refeições, higienização e controle de qualidade.

A equipe do centro é formada por seis pessoas, que cozinham três vezes ao dia para atender todos os períodos escolares (manhã, tarde e noite) que inclui desde o berçário até Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Polo do Guri, o cardápio também se estende aos alunos da escola estadual João Pedro Ferraz.

Todas as medidas são tomadas para que não haja desperdício de alimentos nas escolas e que as refeições sejam de qualidade. Cada escola informa o número de alunos matriculados, de acordo com esse número é enviada a quantidade de refeição necessário.

São servidas de segunda a sexta-feira cerca de 3 mil refeições diariamente na Rede Municipal de Ensino, considerando que 617 alunos do período integral recebem quatro refeições por dia. Além da elaboração de cardápios sob a orientação de nutricionista, o município também aposta na capacitação e aperfeiçoamento das cozinheiras que trabalham no preparo das refeições oferecidas aos estudantes da rede municipal de ensino.

Para que os pais e responsáveis e até mesmo os alunos acompanham o que será servido durante a semana é só conferir semanalmente no jornal “A VOZ DO POVO”.

Logo Ibirá
Mapa Endereço: Praça José Bernardino Seixas, n° 01 - Centro
Atendimento Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, das 08:00
às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

17/10/2017

22°C MIN 35°C MAX