06 OUT 2017
PREFEITURA DE IBIRÁ REALIZA 1º ENCONTRO E TROCA DE GRADUAÇÃO DE CAPOEIRA

PREFEITURA DE IBIRÁ REALIZA 1º ENCONTRO E TROCA DE GRADUAÇÃO DE CAPOEIRA

A Prefeitura de Ibirá por meio do professor Carlos Cabrera do Grupo de Capoeira Água dos Meninos, realizou no último domingo (01) o 1º Encontro e Troca de Graduação de Ibirá com os alunos do período integral da escola municipal Edith Pereira Gonzaga.

Na ocasião, os alunos receberam as novas faixas que definem cada categoria na modalidade e participaram da cerimônia de graduação, onde puderam acompanhar grupos de diversas cidades que vieram prestigiar o evento. Municípios como Itajobi, Tabapuã, Nova Aliança, Catanduva, Pindorama, José Bonifácio e Mirassol, trouxeram seus mestres capoeiristas e alunos para participar do encontro.

O batizado e troca de cordas é uma cerimônia em que o aluno joga com o mestre, mestrando, professor ou instrutor e, nesta ocasião, recebe uma corda de graduação. A cor da corda expressa o estágio conquistado. Como tradição, nesta ocasião, o aluno recebe um apelido pelo qual passa a ser reconhecido nas rodas e treinamentos.

Além da capoeira, os alunos que integram o período integral recebem aulas de jiu-jitsu, karate, xadrez, danças, balé clássico, hip hop, ginástica artística, entre outros.