03 NOV 2017
NOVEMBRO AZUL ALERTA SOBRE O COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL ALERTA SOBRE O COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Por mais um ano, a Prefeitura de Ibirá por meio da Secretaria Municipal da Saúde reforça os cuidados com a saúde do homem em celebração ao Novembro Azul. A campanha tem o objetivo principal de combater o câncer de próstata por meio do incentivo à realização periódica dos exames em busca de diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens e a única forma de aumentar as chances de cura é diagnosticando logo no início da doença. A recomendação é fazer uma visita anual ao médico a partir dos 40, ou a partir dos 35 se tiver fatores de risco.

O histórico familiar de câncer de próstata, principalmente em parentes de primeiro grau (pai e irmão); a obesidade; o tabagismo; o consumo de álcool em excesso; e sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

A doença dificilmente vai apresentar sintomas quando ainda está na fase inicial, por isso é necessária a realização dos exames. Vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, sangue ou sêmen na urina e dor óssea são sintomas que surgem já na fase avançado do câncer.

Um dos principais exames para detecção é o PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade da proteína produzida pela próstata e, geralmente, quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. Cerca de 20% dos pacientes tem o câncer diagnosticado apenas com o exame do toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, o que permite detectar a presença de nódulos.

As unidades USF Doutor Raul Tarsitano (Centro) e USF Vereador Ernesto Tavares (São Benedito) abrirão no dia 16 de Novembro às 18:30 horas para realização de uma palestra com orientações sobre a doença e logo após a palestra haverá a coleta de sangue para realização do exame de PSA, não é necessário estar em jejum para a coleta.

Os exames estão disponíveis nas unidades durante o mês todo e o homem que se interessar pode procurar a unidade mais próxima de sua casa.