20 JUN 2018
REUNIÕES DE LEITURA COMUNITÁRIA DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO FORAM REALIZADOS EM TODOS OS BAIRROS

Durante os últimos meses, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibirá vem realizando diversos trabalhos, como revisão de mapas, visitas locais e reuniões de leitura comunitária com a participação de toda a população a respeito da execução do Plano Diretor Participativo.

A reunião passou pelos bairros, Vila Ventura, Termas de Ibirá, São Benedito e Centro, onde teve o objetivo de apresentar o lançamento dos trabalhos de elaboração do Plano Diretor Participativo do município e discutir meios para a melhora dos locais.

O Plano Diretor é o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar (ou revitalizar) certos aspectos, dentro de uma cidade, que servirá de instrumento para auxiliar no desenvolvimento socioeconômico do Município.

Dessa forma o plano deve propiciar a melhora na qualidade de vida e possibilitar o cumprimento da função social da cidade e da propriedade, por meio de diretrizes como o macrozoneamento do território municipal, o zoneamento das áreas urbanas e a adoção de instrumentos previstos no Estatuto da Cidade.

Foram abordados os principais problemas e conflitos do município e suas potencialidades em diversas áreas, como melhor localização para instalação dos serviços públicos e sua infraestrutura, de imóveis comerciais e residenciais, corredores de serviços, aspectos socioambientais, dinâmica e ocupação do solo, patrimônio histórico e cultural a ser preservado e a análise social e dinâmica socioeconômica do Município.