Porque dispõe de uma quantidade significativa elevada desse precioso líquido, jorrando abundantemente de suas fontes naturais, o que possibilitou instalar uma estrutura física e de serviços que proporcione um tratamento termal que atue no seguinte contexto:
Associa as qualidades medicinais das águas vanádicas às largas possibilidades de repouso e lazer, em um ambiente bucólico, agradável, tranqüilo, silencioso, com as melhores atmosféricas e climáticas, associada à períodos de despreocupações, atendimento a necessidades afetivas e orgânicas, reforçada pela crença psicológica positiva da cura.
Cinco fontes compoem o conjunto hidromineral das "Termas"
Em “Termas de Ibirá”, encontram-se as águas minerais vanádicas distribuídas nas fontes: Ademar de Barros, Carlos Gomes, Jorrante, Sara-Cura, Seixas apresentando pequenas variações das concentrações de Vanádio, Enxofre, Flúor, Potássio, bicarbonatos e outros.
Uma fonte “mestra”, contudo, que disponibiliza água potável na simboliza fonte Ademar de Barros, em frente ao Balneário Velho, é a que abastece todo o sistema de banhos no Balneário Novo.
Para quais tipos de doenças a água de ibirá é indicada no tratamento?
Embora não se conheça nenhuma indicação cientificamente especificada, em principio essas águas atuam de modo geral no organismo, complementando tratamento que visam a recuperação e manutenção da saúde, mostrando-se eficientes no auxilio aos tratamentos de diversas enfermidades.
Dentre as características dos seus principais elementos destacam:
o vanádio, que atua como moderador das oxidações orgânicas,
o flúor por sua presença, principalmente, nos dentes e ossos,
o íon potássio interfere no metabolismo muscular,no coração, sistema nervoso e outros setores do organismo,
o bicarbonato tem aplicações variadas em medicina, internamente para os distúrbios do estomago e externamente exerce uma ação sedativa sobre os tecidos inflamados, por isso seu uso em afecções nasais, bucais e cutâneas
Porque é bom beber a água de Ibirá?
Quando ingerida, embora tenha um sabor e odor característico, é leve para o uso diário, o que possibilita a ingestão em quantidades fartas, mostrando-se saudável para o organismo.
Qual a importância dos banhos de imersão?
O banho de imersão numa temperatura de 37º, durante 20 minutos, dá a sensação imediata “de pele ensaboada” e relaxamento muscular, podendo levar a uma leve sonolência, apenas recomendamos cautela em pacientes hipertensos e normotensos.
Esta é a recomendação médica resultante tanto da prática tradicional nas observações objeto dos estudos coordenados pelo Prof. João Roberto Antonio doutor em Dermatologia.
Através deste estudo também constatou-se que com a repetição, 2 vezes ao dia e por vários dias seguidos, leva ao ressecamento cutâneo e descamação e a uma sensação de, bem aceita pelos pessoas o que, possivelmente, contribuem para a melhora do stress, tensão emocional e outros fatores psicológicos.