25 MAR 2015
Prefeitura de Ibirá realiza vacinação contra HPV nas Escolas Municipais

Prefeitura de Ibirá realiza vacinação contra HPV nas Escolas Municipais

Ibirá 24 de março de 2015-Com objetivo de ampliar o acesso à vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) a Prefeitura de Ibirá, por meio de sua Secretaria da Saúde e em consonância com o Ministério da Saúde, promoveu o mutirão de vacinação nas escolas municipais para meninas entre 9 e 11 anos.

Desde que a campanha foi lançada nas Unidades Básicas de Saúde, no último dia 12 de março, cerca de 140 alunas já foram vacinadas nas escolas. Uma carta circular foi encaminhada aos pais das adolescentes informando sobre a importância da vacina e pedindo autorização para a aplicação.

Para as meninas que não foram vacinadas nas escolas municipais a vacina esta disponível o ano todo na Unidade de Saúde da Família “Vereador Ernesto Tavares”, no bairro São Benedito. No país, a estimativa é de que 5,2 milhões (pouco mais de 20%) de adolescentes com idades entre 11 a 13 anos, sejam vacinadas em 2015.

HPV
O vírus do papiloma humano (HPV, do inglês human papiloma virus) infecta pele e mucosas. A maioria dos subtipos está associada a lesões superficiais, como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, região a qual se estima que seja responsável por mais de 90% de todos os casos verificados. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima que haja 15.000 novos casos e 4.800 mortes de mulheres por HPV ao ano.