19 NOV 2023
Formação continuada de professores de Ibirá é essencial para a qualidade do ensino
A Secretaria de Educação de Ibirá, em parceria com a Sefe Opet, realizou a segunda etapa de formação continuada de professores na última quarta e quinta-feira (18 e 19/10). O curso, que contou com a participação de cerca de 150 profissionais, foi dividido em grupos de acordo com as etapas do ensino e as disciplinas ministradas.
Os temas abordados foram:
  • Interações e Brincadeiras na Educação Infantil: O papel do professor como referência brincante para as crianças.
  • Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa
  • Processo criativo do professor e SAEB: possibilidades
  • O professor como designer de experiências de aprendizagens
  • Do livro didático à inteligência artificial
  • Esportes - Ampliando conhecimentos com esportes de rede
  • O corpo brincante no processo educativo - os jogos como estratégia de ensino e aprendizagem
  • Letramento digital e informacional em sala de aula
  • Acolhimento e escuta sensível como cultura escolar: o papel do gestor neste contexto
A formação continuada é essencial para a qualidade do ensino, pois permite que os professores se atualizem sobre as melhores práticas pedagógicas e metodologias de ensino. Além disso, o curso também contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo a reflexão sobre a prática e a busca por novas soluções.
O Prefeito de Ibirá, Edvard Alberto Colombo, destacou a importância da formação continuada para a rede municipal de ensino. "Acreditamos que a formação é fundamental para que nossos professores possam oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos. O curso foi muito bem organizado e os temas abordados foram relevantes para a prática pedagógica", afirmou.
A formação continuada de professores é um compromisso da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Ibirá. A pasta tem investido na qualificação dos profissionais para garantir um ensino de qualidade para todos os alunos da rede municipal de ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes