20 NOV 2023
PROJETO: (IM)PLANTE ESSA IDEIA
Professor: Marcel Carlos Cardoso

A cidade é o lugar onde grande parte da população vive. Em meio a tantos pontos positivos de se viver na zona urbana, há alguns aspectos negativos que devemos observar e tentar resolvê-los, sendo um deles a perda de biodiversidade. Com a urbanização, grandes áreas foram desmatadas para a construção de centros urbanos, casas, ruas, entre outros elementos sociais. Com isso, há uma preocupação com o meio ambiente, principalmente no que se diz respeito à vida vegetal.
Pensando nisso, os alunos do 9º ano C da Escola Municipal “Perciliano José Bueno”, juntamente com o professor Marcel Carlos Cardoso, idealizaram um projeto voltado para a arborização urbana, baseado nos conteúdos abordados em sala de aula, presentes na apostila da coleção Ser&Viver Cidadania da Editora Opet. O projeto envolverá toda a comunidade, já que o intuito é praticar o plantio de árvores em calçadas de prédios públicos e de residências privadas. Com isso, os moradores terão benefícios que serão disponibilizados pela Prefeitura Municipal. Executando este projeto, a cidade ficará mais verde, aumentará a biodiversidade e contribuirá para a conservação ambiental, além de colocar os alunos como protagonistas ao desenvolverem este projeto.

Objetivo Geral
Promover a conservação ambiental através da introdução de espécies vegetais arbóreas em áreas urbanas por meio da educação ambiental de forma prática e investigativa.

Resultados
O projeto “IM(PLANTE) ESSA IDEIA” rendeu muitos resultados, principalmente no processo de ensino-aprendizagem, pois o alunos foram protagonistas no desenvolvimento, cumprindo com as Competências Gerais da Educação Básica que constam na BNCC (Base
Nacional Comum Curricular).
Sendo assim, trabalhamos a ciência de maneira prática e investigativa, trazendo a educação ambiental multidisciplinarmente, já que abrangemos matemática na coleta e análise de dados, biologia no estudo da vida vegetal e conservação ambiental, geografia ao entendermos o processo de criação de uma lei, arte no desenvolvimento dos panfletos, entre outros.
Também foi feita a conscientização da população sobre arborização urbana por meio da distribuição de mudas e panfletos, já que esse é um tema que deve ser trabalhado muito em nosso município, pois as pessoas estão cada vez mais deixando de plantar árvores em suas residências.
Ainda salientamos que serão feitas várias reuniões com o Poder Executivo, para que possamos firmar a “carteirinha verde” na nossa cidade, para que os munícipes que aderirem ao nosso projeto possam desfrutar dos benefícios oferecidos pelo nosso município, principalmente no que diz respeito à nossa água, já que é ela que movimenta o turismo da nossa cidade.
Com isso, mobilizamos toda a comunidade escolar e familiar para uma melhora na qualidade de vida e do meio ambiente da nossa querida cidade, Ibirá.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes