21 NOV 2023
Secretaria de Saúde de Ibirá realiza importantes ações na campanha “Novembro Azul”.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. No Brasil, estima-se que 66.060 novos casos sejam diagnosticados em 2023.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento bem-sucedido do câncer de próstata. O exame de PSA é o principal exame para o rastreio do câncer de próstata, e deve ser realizado em homens a partir dos 40 anos de idade.

As ações da Secretaria de Saúde de Ibirá no “Novembro Azul” são importantes para aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar os homens a realizarem o exame de PSA.

O Dia D, que será realizado no dia 7 de novembro às 19h30 no salão do asilo, será uma oportunidade para os homens aprenderem mais sobre o câncer de próstata e tirarem dúvidas com profissionais da saúde.

Além disso, as unidades de saúde do município estarão realizando coletas de exames de PSA de 6 a 10 de novembro, das 8h às 20h.

A participação de todos é fundamental para a luta contra o câncer de próstata.

Fique atento às recomendações

Para realizar o exame de PSA é necessário estar em jejum de 12 horas. O exame é feito por meio de uma coleta de sangue realizada na veia do braço.

O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico, que irá determinar se é necessário realizar outros exames ou tratamentos.

Todos Juntos na Luta Contra o Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma doença que pode ser curada se diagnosticada precocemente. Por isso, é importante que os homens realizem o exame de PSA regularmente.

Participando das ações da Secretaria de Saúde de Ibirá no Novembro Azul, você pode ajudar a salvar vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes