27 NOV 2023
Projeto FLOREARTE. Professora Mariza Fioroto Orgler
O nosso projeto cujo tema é “FLOREARTE ”, visa ensinar aos alunos a ressignificar materiais do dia a dia que seriam jogados no lixo, com técnicas de reciclagem não só aprendidas em sala de aula como também trazidas de casa, cujas famílias já utilizavam antes do projeto ter sido proposto. O projeto reaproveitará garrafas de plástico e recipientes de amaciante para a confecção de vasos de plantas e materiais decorativos e utilitários para o lar.
Os textos apresentados na apostila“ Ser& Viver Cidadania”, sobre sustentabilidade   incentiva o aluno a assumir atitudes sustentáveis, bastante relevante para os dias atuais, pois a quantidade de lixo acumulado na terra, nos rios e nos oceanos, principalmente o lixo de plástico, vem deixando a qualidade de vida das gerações futuras cada vez mais distante.
Esta foi uma forma simples e prática de trazer o tema sustentabilidade não só para os alunos do 9° ano C da Escola Municipal “ Vereador José Lopes de Souza”, mas também para os demais cidadãos, pois após a confecção dos vasos e enfeites, os alunos também irão criar displays de mesa para serem colocados em lanchonetes com QR codes que irão encaminhar os interessados para vídeos explicativos ensinando-os a fazer tais vasos e enfeites reciclados.
Como resultado tivemos a oportunidade como escola de mostrarmos a necessidade de conscientização e mudanças de valores e atitudes para que a comunidade Ibiraense venha através da reciclagem reduzir significativamente a quantidade de lixo na nossa cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes