01 DEZ 2023
Projeto Pequenos Empreendedores - Professora Katia Cilene Berti
   O Projeto “Pequenos Empreendedores” foi desenvolvido com o objetivo de aproximar as crianças à sua realidade, mostrando como viver e se envolver com a economia, importância e prática de conhecer produtos, marcas, medidas, quantidades, formas e cores encontradas em uma prateleira de supermercado.
Para a realização desse projeto foi o utilizado o espaço da sala do AEE, produtos e objetos descartáveis, prateleiras, dinheiro falso, sacola e calculadora.
De início o aluno tinha como atividade entrar no supermercado montado dentro da sala, pegar uma cestinha de compras e percorrer as prateleiras, com o intuito de que eles conhecessem os produtos e selecionassem os que achassem essenciais para as necessidades básicas de consumo diário.
Depois de conhecerem o mercado, foi entregue o valor de 50 reais para cada aluno, com a tarefa de comprar produtos básicos para casa, olhando os rótulos, preços, datas de vencimentos e por fim passar no caixa e pagar a compra. Os alunos tinham que pensar o que seria básico para suas casas, ver os valores e somar para que não faltasse dinheiro, adquirindo assim, noção do custo dos produtos que fazem parte do consumo diário da família, por exemplo, produtos que são supérfluos, produtos essenciais, entre outros.
Com o projeto “Pequenos Empreendedores” os alunos tiveram noção de preços, quantidades, produtos perecíveis, quais produtos se vendem por dúzias, por litros, por quilos, valor de dinheiro (notas), alimentos com diversas marcas, incluindo as marcas regionais e como tratar os clientes. Foi ressaltado também a importância desse trabalho para a sociedade.
      Os alunos foram motivados e estimulados a levaram para suas casas o conhecimento adquirido em sala de aula, podendo contribuir com as compras, gastos e planejamento financeiro, auxiliando na economia das despesas diárias de suas famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes