02 DEZ 2023
Secretaria de Educação ganha assistente social para atender toda rede municipal de ensino
A Secretaria de Educação de Ibirá agora conta com uma assistente social exclusiva para atender toda a rede municipal de ensino da cidade. Sônia Mara Guardia Copaiol, que é formada em Serviço Social pela UNOPAR de Catanduva/SP, atuará em situações como infrequência escolar, risco de evasão e registro no sistema APOIA; orientações sobre guarda, tutela, adoção e alimentos; e situações relacionadas à vulnerabilidades socioeconômicas (estabelecer diretrizes, assistir aos alunos em geral, prestar orientações aos servidores da rede municipal, proceder a análise diagnóstica, avaliar casos de desajustamento social de alunos atuar de forma integrada com outros profissionais da área da educação, dentre outros).
A contratação da assistente social é uma importante conquista para a educação de Ibirá. O profissional de Serviço Social é fundamental para garantir o acesso e a permanência de todos os alunos na escola, independentemente de suas condições sociais e econômicas e atenderá todas as unidades de escolas municipais da cidade.

O assistente social na educação atua na promoção da inclusão social e da equidade educacional. O profissional trabalha para garantir que todos os alunos, independentemente de sua origem social, tenham acesso a uma educação de qualidade.
As principais atribuições do assistente social na educação incluem:
  • Acompanhar o desenvolvimento educacional dos alunos, identificando e intervindo em situações de vulnerabilidade social;
  • Orientar famílias e alunos sobre direitos e deveres, bem como sobre políticas públicas de assistência social;
  • Colaborar na elaboração e implementação de projetos e programas educacionais que promovam a inclusão social;
  • Realizar ações de prevenção e combate à violência e ao bullying nas escolas.
A presença de um assistente social na educação é fundamental para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente.

Fonte, Assessoria de comunicação e imprensa da Prefeitura de Ibirá e https://servicosocialca.paginas.ufsc.br/o-que-faz-o-assistente-social-no-ambito-escolar/

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes