04 DEZ 2023
Projeto de Ibirá é campeão no 13º Prêmio Ação Destaque da Editora OPET
Projeto nasceu da relação interdisciplinar de ideias e anseios pedagógicos entre o componente curricular de Língua Inglesa e o AEE (Atendimento Educacional Especializado), no intuito de desenvolver genuínas e assertivas ações inclusivas, empáticas e voluntárias com nossos estudantes da escola municipal Perciliano José Bueno, englobando as diferentes linguagens, a pluralidade de emoções que existe entre os colegas (neurotípicos e neuroatípicos) e, principalmente, a neurodiversidade – tema centralizador de todo o trabalho.
principalmente, a neurodiversidade – tema centralizador de todo o trabalho.

Foram realizadas diversas ações em sala de aula como:
Oficina das emoções e das linguagens;
Alegria (joy), escuta ativa e inclusão;
Ações com a comunidade: entendendo a neurodiversidade e envolvendo setores do município;
Encontros família & escola: parceria a favor da empatia e propagação de ideais.

Nesses encontros entre família e escola, os pais e responsáveis também tiveram a oportunidade de entender as emoções dos seus filhos, pois também fizemos um momento de feedback. Além disso, houve um momento de partilha de informações sobre a neurodiversidade e as deficiências invisíveis (TDAH, TEA), para que as famílias continuassem o trabalho de reflexão e conscientização dentro de seus lares.

“Felicidade imensa em ter feito parte desse projeto incrível que Proporcionou muitas experiências e emoções! Levando a inclusão para além das paredes da escola, para vida de cada criança que vivenciou. “ Edeline Venturin Viana

“Estar entre os melhores projetos do país e representar nossa querida cidade no Seminário Opet 2023 foi uma alegria sem tamanho! Como educadores, precisamos reconhecer a importância de nosso papel e de nossas ações dentro e fora de sala de aula. O prêmio Ação destaque valoriza nosso trabalho com os materiais didáticos da editora Opet e incentiva o professor a continuar lutando por uma educação humanizadora e de qualidade. Desde a execução do projeto até o momento de recebimento do prêmio foram momentos que ficarão para sempre na memória e no coração.
Valeu a pena! E sempre valerá! Por nossas crianças e pela educação de Ibirá! ” – Professora Daiane de Cássia Martins Fazan

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes