06 DEZ 2023
Na tarde da quinta feira dia 23/11 às 14h foi apresentado o espetáculo musical Sertanejo "Sou caipira, Ibirá, Póra" da Cia Arte das Águas de Ibirá.
O musical que seria apresentado na Praça da Vila Ventura foi remanejado para o Balneário, devido às condições climáticas e a apresentação foi um sucesso.

Estiveram presentes nesta tarde, além dos turistas, funcionários, o musical foi assistido pelos nossos idosos do CCI ( Centro de Convivência do Idoso de Ibirá).

Muita música caipira, histórias sertanejas, dramas vividos na roça, memórias, saudades, lágrimas e sorrisos, todos vividos nesta tarde de quinta-feira.

Sou Caipira, Ibirá, Póra é um musical brasileiro que retrata o artista e a criação, assim como o universo da cultura caipira raiz do interior paulista, perpassando temas como homofobia, machismo estrutural e desvalorização da arte. O pano de fundo é a descoberta das águas milagrosas de Ibirá, com seus poderes de cura.

Uma trupe de artistas chega cantando, tocando, dançando, contando, vivendo e descrevendo histórias e andanças de personagens em busca da criação.

O espetáculo busca desmistificar a visão estereotipada do interiorano - muitas vezes citado pejorativamente como jeca, matuto, vagabundo, trapaceiro -, ressaltando a sua importância para a construção da sociedade atual e reverenciando o artista do interior paulista, também caipira, com seus sonhos e lutas para manter-se a si à sua arte em seu território, na contra mão do fluxo habitual para as grandes cidades.

Propõe, portanto, o reconhecimento e a valorização das nossas raízes, dos sentirmos pertencentes a um lugar, a um povo e suas historias. ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ é uma celebração em comemoração aos 102 anos de Ibirá.

O projeto é um dos contemplados pelo PROGRAMAS DE DIFUSÃO DA AMIGOS DA ARTE - ATM, através da chamada pública 02/2023 PROGRAMAS DE DIFUSÃO DA AMIGOS DA ARTE - ATM e tem o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes