Ibirá, 7 de fevereiro de 2014– Nos últimos anos, a saúde pública do município de Ibirá vem recebendo constantes melhorias por parte da Prefeitura Municipal. Com o intuito de tornar conhecido para a população que, por ventura, possa ainda não ter desfrutado de alguma dessas melhorias, a Administração divulga as principais ações que estão melhorando cada vez mais o atendimento da rede pública de saúde à população ibiraense.
PSF
O Programa Saúde da Família (PSF) foi fortalecido no município de Ibirá e vem desempenhando papel estratégico para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando a assistência à população por meio de ações inovadoras no setor. Através dele, são realizadas visitas domiciliares, instrumento fundamental utilizado pelas equipes para inserção e conhecimento da realidade de vida da população, o que favorece o estabelecimento de vínculos e a compreensão de aspectos importantes da dinâmica das relações familiares.
Com um grupo de profissionais formado por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de consultório dentário, as equipes atuam nas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, além da manutenção da saúde desta comunidade.
O programa é uma proposta do Ministério da Saúde, como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial implantada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Em Ibirá, uma equipe na UBS Vereador Ernesto Tavares e duas na UBS Dr Raul Tarsitano são responsáveis por acompanhar 7.732 habitantes.
Gestantes
Por meio do Centro de Referência de Assistência Social de Ibirá (CRAS) e das Equipes Saúde da Família (ESF) das UBS Vereador Ernesto Tavares e Dr. Raul Tarsitano, em parceria também com o Núcleo Espírita de Ibirá, a Prefeitura promove um curso voltado às gestantes do município, com a duração de três meses, com o objetivo de oferecer um espaço acolhedor e informativo sobre o processo de gestação e a troca de experiências entre profissionais e participantes, buscando a melhoria do bem estar físico e emocional das gestantes e seus familiares.
Hiperdia
Outra ação implementada no município é o ‘Hiperdia’, que oferece cursos para pessoas hipertensas que muitas vezes não sabem como tratar essa doença. A hipertensão é um fator que gera um grande risco para o desenvolvimento de problemas vasculares como o AVC e o infarto do miocárdio, considerando isso, o objetivo da ação é prestar à população hipertensa um atendimento de qualidade, integral e humano, garantindo assistência e tratamento do hipertenso para evitar complicações como essas.
Transporte
Desde 2012, Ibirá conta com o atendimento da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) própria do município, e que atende cerca de 120 ocorrências por mês. O veículo atende também algumas cidades que também contam com o avançado sistema de atendimento às emergências da região. A população conta com quatro ambulâncias, um ônibus para transporte de pacientes, uma van para a realização de hemodiálise todos os dias, além de oferecer transporte aos pacientes, para o Hospital de Câncer em Barretos, e para hospitais de Bauru, Botucatu, Ribeirão Preto e São Paulo, além de pacientes da AACD para São José do Rio Preto.
Após esforços da Administração Municipal, o município também foi escolhido para fazer parte da Microrrede de Tele-eletrocardiografia (Tele-ECG) da região de Catanduva. A tele-eletrocardiografia é uma relevante ferramenta que auxilia e aprimora a rede de atendimento do Samu, proporcionando um diagnóstico rápido do paciente, assim aumentando a eficiência dos atendimentos de cidadãos e salvando vidas.
Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de Ibirá teve terminada a reforma de seus setores de pediatria, berçário, oftalmologia, quartos do Samu, centro cirúrgico, além da reforma total do interior do prédio, das enfermarias e dos apartamentos e a aquisição de novos mobiliários, o que oferece um maior conforto aos pacientes e seus familiares.
UBS
Ibirá recebeu cerca de R$ 1,2 milhão para a construção, ampliação, reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a compra de equipamentos para o município. As unidades beneficiadas com as reformas serão a Dr. Raul Tarsitano e a Vereador Arlindo Simplício da Silva. Além disso, a cidade terá a construção de uma nova UBS, que ficará localizada ao lado da Santa Casa de Misericórdia. Com as melhorias, serão disponibilizadas mais especialidades e haverá maior conforto, assim como já acontece com a USF Ernesto Tavares, no bairro São Benedito.
Tratamento
Ibirá possui um Centro de Reabilitação, onde são atendidos pacientes que necessitam de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. A fisioterapia, inclusive, é realizada também nas residências para casos especiais, geralmente relacionados a dificuldades de locomoção.
Dentista
Os ibiraenses também passaram a ter um atendimento odontológico preventivo para os alunos das escolas municipais, com escovação supervisionada todos os dias da semana, sendo monitorada por um auxiliar de consultório odontológico e do Cirurgião Dentista do município.
Medicamentos
A Prefeitura também tem realizado em São José do Rio Preto a coleta e distribuição de medicamentos de alto custo. Doenças raras ou crônicas como dislipidemia, hepatite viral B e C, alzheimer, osteoporose, parkinson, esquizofrenia, doenças renais crônicas, pacientes com transplantes entre outras estão entre as enfermidades para as quais os medicamentos são entregues à população através da Assistência Farmacêutica Municipal.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 400 pacientes recebem medicamentos de alto custo no município, todavia, antes necessitavam deslocar-se à cidade de São José do Rio Preto para retirá-los e, caso estivessem com alguma documentação incompleta ou incorreta, não os conseguiam. Hoje a Prefeitura realiza todas as demandas pelos pacientes, cabendo a eles apenas retirar os medicamentos nas farmácias do município. Trabalho semelhante é realizado desde o segundo semestre de 2013 com os medicamentos de combate ao câncer e aids no Instituto do Câncer (ICA) em São José do Rio Preto.
Reconhecimento
O Prefeito de Ibirá, Nivaldo Domingos Negrão ‘Biscoito’, recebeu em 2013 do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma placa em reconhecimento à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde de Ibirá, que se destacaram no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (PMAQ).
Crédito : Departamento de Comunicação – Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá
Carolina Voltan Marzin
(17) 99731-9715