Prefeitura inicia vacinação contra HPV em escolas municipais
Ibirá, 22 de março de 2014 – Com objetivo de ampliar o acesso à vacina contra oPapiloma Vírus Humano (HPV) a Prefeitura de Ibirá, por meio de suaSecretaria da Saúde eem consonância com o Ministério da Saúde,promove o mutirão de vacinação nas escolas municipais para meninas entre 11 e 13 anos.
Desde que a campanha foi lançada nas Unidades Básicas de Saúde, no último dia 10, uma carta circular foi encaminhada aos pais das adolescentes informando sobre a importância da vacina e pedindo autorização para a aplicação.
O município prossegue com a campanha até o dia 10 de abril na Unidade de Saúde da Família “Vereador Ernesto Tavares”, no bairro São Benedito, para as meninas que não foram vacinadas nas escolas municipais. No país, a estimativa é de que 5,2 milhões (pouco mais de 20%) de adolescentes com idades entre 11 a 13 anos, sejam vacinadas em 2014.
HPV
O vírus do papiloma humano (HPV, do inglês human papiloma virus) infecta pele emucosas. A maioria dos subtipos está associada a lesões superficiais, como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, região aqual se estima que seja responsávelpor mais de 90% de todos os casos verificados. No Brasil,o Instituto Nacional do Câncer estima que haja 15.000novos casos e 4.800 mortes de mulheres por HPVaoano.
Crédito: Departamento de Comunicação - Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá
Carolina Voltan Marzin
(17) 3551-9900
(17) 9973-19715