Ibirá 18 de março de 2011 - Devida a alta incidência de conjuntivite em todo o estado de São Paulo, a coordenadoria municipal de Saúde de Ibirá esclarece dúvidas sobre a doença e formas de evitá-la.
Conjuntivite é uma doença comum na época do verão, não é uma doença grave mas incomoda e é transmissível, por isso deve ser tratada para não se transformar em uma epidemia.
Inicia em um olho e normalmente passa para o outro. Vai passando de pessoa para pessoa, principalmente, através de objetos contaminados quando não são observados cuidados de higiene pessoal, principalmente a lavagem habitual das mãos. A contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes coletivos como: escolas, creches, fábricas, transportes coletivos e outros.
Seus sintomas principais são olhos avermelhados, lacrimejamento, intolerância a luz e visão borrada.Existem dois tipos de conjuntivite, a viral e a bacteriana. A viral apresenta uma secreção esbranquiçada e em pouca quantidade. Leva aproximadamente 15 dias para curar. A Bacteriana produz uma secreção amarelada em abundância, e leva de 3 a 5 dias para curar com tratamento adequado.
A conjuntivite pode ser evitada com alguns cuidados básicos de higiene pessoal como, por exemplo, lavar as mãos e o rosto com frequência, evitar coçar os olhos, lençóis, travesseiros e toalhas devem ser individuais, evitar o uso de lápis, lenço, copo e objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite e não frequentar a piscina.
A prevenção é simples, porém se não a houver, a transmissão também é simples. Por isso previna-se e evite desconfortos.
CRÉDITO:DIVULGAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE IBIRÁ
Departamento de Comunicação
Para mais informações: Estevam Collar de Brito (17) 8131-2581