03 MAI 2023
CULTURA - Projeto Cine Arte vai ensinar técnicas de cinema para alunos de escola municipal de Ibirá
Alunos da rede municipal de ensino de Ibirá (SP) tiveram a oportunidade de produzir curtas-metragens com técnicas de cinema. A partir do dia 27, adolescentes de 13 a 16 anos da Escola Municipal Profª Edith Pereira Gonzaga, no bairro São Benedito iniciaram a participação na Oficina de Introdução Básica de Cinema, do projeto Cine Arte.
Realizada pela Perfectto Projetos, com patrocínio da COFCO International e apoio da Prefeitura de Ibirá, a ação teve como objetivo oferecer aos alunos da rede pública as ferramentas necessárias para a criação de projetos cinematográficos que abordem, de forma lúdica, temas como: sustentabilidade, preservação da água, consumo consciente, responsabilidade no trânsito, energia, reciclagem, mobilidade urbana e alimentação saudável.

Na primeira etapa, o projeto Cine Arte inclui a realização de três dias de oficinas. Divididos em grupos de no máximo 5 alunos, os adolescentes tiveram contato com os principais conceitos do mundo do cinema como: filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação. Além disso, a oportunidade de imergir nos gêneros de filmes de ficção, documentários, entre outros.

Ainda nas oficinas, sob a supervisão e instrução dos oficineiros, os alunos faizeram a gravação de depoimentos e captura de imagens. Sempre seguindo o roteiro escrito previamente. O último dia de oficina foi dedicado à edição dos curtas, com a inserção de trilha e legendas.

As oficinas acontecem entre os dias 27 de abril a 2 de maio; adolescentes de 13 a 16 anos vão produzir curtas-metragens sobre meio ambiente, energia e sustentabilidade.

Fonte: Assessoria de comunicação e imprensa
Local: Ibirá - EM Professora Edith Pereira Gonzaga
03/05/2023