Recuperação de área degradada: Um passo importante para a preservação do meio ambiente
Foram executados os trabalhos de recuperação da área degradada no trecho entre o Loteamento Vila Mota com as propriedades rurais da IBR 140, mais conhecida popularmente como “curva da Mavi”. Essa iniciativa teve início no último sábado (1) de julho, às 5h30, e foi concluída às 15h00. Durante esse período, foram recuperados 0,5 hectares de área degradada, obra executada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ibirá.
A degradação de áreas naturais é um problema recorrente em nossa sociedade. A urbanização desenfreada, o descarte incorreto de lixo e a exploração irresponsável dos recursos naturais têm causado impactos negativos no meio ambiente. Por isso, a recuperação de áreas degradadas é uma ação essencial para reverter esse quadro e garantir a sustentabilidade do nosso planeta.
A recuperação de áreas degradadas é um processo contínuo e que exige o engajamento de toda a comunidade. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essa ação também traz benefícios para a qualidade de vida da população local. Áreas recuperadas oferecem espaços mais limpos para o lazer e o contato com a natureza, além de contribuírem para a melhoria do clima e a proteção dos recursos hídricos.
O Prefeito Edvard Alberto Colombo ressaltou que a recuperação da área degradada representa um importante passo para a preservação do meio ambiente. Essa iniciativa mostra a preocupação da Prefeitura Municipal e que, com união e comprometimento, é possível reverter os danos causados pela ação humana e garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações. “É fundamental que cada um de nós faça a sua parte”.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa 2023