13 NOV 2023
Crianças e adolescentes de Ibirá comparecem em massa para verificação e atualização de carteirinha de vacinação
Aproximadamente 180 crianças compareceram ao dia "D" de vacinação, realizado no último sábado (7), em Ibirá. O objetivo da ação foi verificar e atualizar a carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes, além de oferecer vacinas referente a campanha nacional de Multivacinação.
Das crianças e adolescentes que compareceram para verificação, 96 foram vacinadas. A equipe de saúde também aproveitou a oportunidade para orientar os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.
É fundamental que as crianças estejam vacinadas para se protegerem de doenças graves. A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças e garantir a saúde das crianças."
O dia "D" de vacinação foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ibirá. A ação foi realizada em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde). E a campanha nacional de multivacinação vai até o dia 31 de outubro. Compareça a unidade mais próxima de sua casa e atualize seu cartão vacinal.
A vacinação é uma das medidas mais eficazes de prevenção de doenças. As vacinas ajudam a estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra os agentes infecciosos, protegendo o organismo contra a doença.
Orientações para pais e responsáveis
Para garantir que as crianças estejam protegidas, os pais e responsáveis devem:
•             Acompanhar o calendário de vacinação do PNI;
•             Levar as crianças para vacinação na data e horário marcados;
•             Solicitar a carteira de vacinação atualizada;
•             Perguntar ao profissional de saúde sobre as vacinas recomendadas para a idade da criança.
A vacinação é um direito de toda criança. Com a colaboração de pais e responsáveis, é possível proteger as crianças de doenças graves e garantir a saúde de toda a população.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes