07 FEV 2024
Com nota 9,76 Ibirá é a 3º melhor cidade da Região de São José do Rio Preto na análise do Previne Brasil.
Ibirá alcançou o terceiro lugar dos municípios da região de São José do Rio Preto nos critérios de análise do Previne Brasil, do Ministério da Saúde, no terceiro quadrimestre de 2023 com a nota 9,76.

O Previne é a nova política de financiamento federal da atenção básica em saúde, no País. A avaliação toma como base sete critérios de atendimento, proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; pré-natal com tratamento para sífilis e HIV; saúde bucal da gestante; cobertura de exame citopatológico; cobertura das vacinas pólio e penta e percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida; e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

A avaliação impacta no “pagamento por desempenho”, uma das modalidades de partilha de recursos, pelo Ministério da Saúde, aos municípios.

O objetivo do Previne Brasil é ampliar o acesso ao SUS a partir de uma estrutura de financiamento que considere o desempenho e os resultados dos municípios no cuidado da Atenção Primária. O programa avalia os municípios a cada quadrimestre, medindo os indicadores da Saúde Básica e atribuindo percentuais de atendimento que são comparados com a população e o número de unidades, ou equipes.

Essa nota é o resultado de um trabalho integrado, com recursos e investimentos adequados que o município está fazendo.

Vale ressaltar que o comprometimento da equipe qualificada faz toda a diferença para o alcance desses indicadores.

“É importante agradecer a todos os profissionais da Saúde e todos os servidores da Prefeitura, pois trabalhamos em equipe, de forma integrada. Também aproveito para garantir à população, que continuaremos a fazer investimentos financeiros importantes, que ofereçam saúde de qualidade para os moradores de Ibirá”. Concluiu o prefeito Edvard.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Ibirá
Autor: Mário César Guedes