21 FEV 2024
Berços D'água: Início do Projeto de Recuperação de Nascentes em Ibirá Recebe Incentivo Estadual
Com incentivo do Governo Estadual, projeto que une prefeitura e produtores rurais na recuperação de nascentes inicia-se em Ibirá

O Prefeito Edvard Alberto Colombo, acompanhado do Assistente Agropecuário do CATI Regional Ibirá, Christiano Milanês, visitou na última sexta-feira (17) a primeira propriedade rural beneficiada pelo programa Berços D'água em Ibirá. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, visa a recuperação de áreas degradadas e a proteção de nascentes, oferecendo aos produtores rurais incentivos financeiros para a implementação de práticas sustentáveis.
Na propriedade visitada, o projeto contempla a recuperação de uma área de aproximadamente 6,5 hectares, que estava degradada. Através do programa Berços D'água, o proprietário receberá recursos para a realização de diversas ações, como:
  • Reflorestamento: plantio de mudas nativas para a recomposição da mata ciliar e proteção da nascente;
  • Implantação de cobertura vegetal: adubação e outras técnicas para melhorar a qualidade do solo e aumentar a infiltração da água;
  • Construção de terraços: estruturas para reduzir a erosão e promover a retenção de água no solo.
Incentivo para produtores rurais
O programa Berços D'água oferece incentivos financeiros de até R$ 25 mil para pequenos, médios e grandes produtores rurais que desejam implementar práticas sustentáveis em suas propriedades. Os recursos podem ser utilizados para a realização de diversas ações, como as descritas acima.
Para participar do programa, os produtores rurais devem entrar em contato com o CATI Regional de sua cidade. O CATI é responsável pela elaboração do projeto técnico e pelo acompanhamento da execução da obra.
Alguns dos benefícios do projeto para o meio ambiente e para a comunidade:
  • Recuperação de áreas degradadas: a recuperação de áreas degradadas ajuda a melhorar a qualidade do solo, aumentar a infiltração da água e reduzir a erosão.
  • Proteção de nascentes: a proteção de nascentes garante a disponibilidade de água potável para a população e para a agricultura.
  • Promoção da biodiversidade: a implantação de cobertura vegetal e o reflorestamento ajudam a aumentar a biodiversidade e a fornecer habitat para animais silvestres.
  • Melhoria da qualidade da água: a recuperação de áreas degradadas e a proteção de nascentes contribuem para a melhoria da qualidade da água nos rios e córregos da região.
O Prefeito Edvard destacou a importância do programa Berços D'água para o município de Ibirá. "Este programa é uma importante ferramenta para a recuperação de áreas degradadas e a proteção de nascentes em nosso município. Além dos benefícios para o meio ambiente, o programa também contribui para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população rural", afirmou o Prefeito.
O programa Berços D'água é uma iniciativa importante para o desenvolvimento sustentável do município de Ibirá. A recuperação de áreas degradadas, a proteção de nascentes e a promoção da agricultura sustentável são essenciais para garantir a qualidade de vida da população presente e futura.
Informações para contato:
CATI Regional Ibirá Endereço: R. Gabriel Sanches, nº 725 - CEP: 15860-000