13 AGO 2015
Cerca de 3.400 pacientes por mês são beneficiados com medicamentos gratuitos

Cerca de 3.400 pacientes por mês são beneficiados com medicamentos gratuitos

A Rede Municipal de Assistência Farmacêutica de Ibirá tem beneficiado cada vez mais os moradores da cidade, ampliando o acesso das pessoas aos remédios considerados essenciais, ou seja, aqueles que satisfazem às necessidades de saúde e também os conhecidos como Alto Custo, para tratamento de algumas doenças crônicas e com uso contínuo.

Atendendo cerca de 3.366 pacientes por mês, a Prefeitura de Ibirá disponibiliza 151.1339 medicamentos que entre eles estão: comprimidos, frascos, ampolas, seringas, bisnagas, sendo em média R$ 25.000,00 mensalmente investido também com recurso próprio para atender a demanda da população.

A Rede é composta por três farmácias, localizadas nas Unidades de Saúde, sendo que possuem Farmacêuticos e atendentes de Farmácia em cada para disponibilizar as medicações aos usuários. Atende aos programas Saúde da mulher, criança, idoso, homem, tabagismo e gestante, onde é fornecido os medicamentos recomendado para cada programa. Também atende as classes Farmacológicas mais utilizadas pela população como anti hipertensivo, antialérgicos, disfunção prostática (próstata), antidiabéticos, anticoagulantes, anticoncepcionais, antiparkisonianos, diuréticos, antiinflamatórios, antianginosos, anticonvulsivantes, hipnóticos, sedativos, antiulcerosos, parasitológicos, antiasmáticos, antibióticos, antitérmicos, analgésicos, cardiológicos, vitaminas, suplementos alimentares entre outros.

Conta ainda, com uma Farmacêutica exclusiva para medicamentos do componente especializado (Alto Custo), HIV, Hepatite e Oncologia para elaborar os documentos necessários para retirada dos medicamentos em São José do Rio Preto, sendo assim os pacientes não precisam se descolar para fazer a retirada dos medicamentos, proporcionando comodidade e otimização aos pacientes.  Esse Sistema de malote foi implantado com uma parceria entre AME, Hospital de Base e o Município onde mensalmente são atendidos 300 pacientes dispensando 10.000 unidades de diversos segmentos entre comprimidos, ampolas, supositório, frascos.

Todos os medicamentos dispensados para os usuários SUS atendidos na Santa Casa, são fornecidos pela Assistência Farmacêutica Municipal. Atualmente são disponibilizados 375 medicamentos, atendendo o recomendado pelas normas SUS de atenção básica e ainda contempla outras medicações que não constam na Relação Nacional de Medicamentos (RENAME).

Os usuários após o atendimento médico nas unidades de saúde e Hospitais credenciados ao SUS, com a receita e o cartão da Unidade de Saúde, procuram as farmácias municipais para a dispensação dos medicamentos. Sendo presentemente as farmácias municipais informadas, proporcionando ao usuário comodidade e segurança no atendimento.

O momento da entrega é muitas vezes o único contato que o usuário tem com o farmacêutico e o último antes de iniciar o tratamento da sua doença para esclarecimentos e duvidas, sendo assim a dispensação deve assegurar que o medicamento seja entregue ao paciente certo, na quantidade adequada e que sejam fornecidas as informações suficientes para o uso correto.

Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá

Carolina Voltan Marzin