Ibirá 04 de março de 15- A Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá através da Secretaria da Saúde tem realizado diversas ações em combate e prevenção a dengue.
O objetivo é intensificar as múltiplas ações de enfrentamento à Dengue, alertando diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade que todos têm na eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Até o dia do fechamento da matéria foram notificados 324 pacientes com suspeita e registrados 99 casos positivos da Dengue. No bairro São Benedito 35 casos, no Centro e loteamentos um total de 53 e em Termas de Ibirá 11 casos positivos.
Já foram realizadas duas reuniões de “Sala De Situação Da Dengue”, para debater abertamente como estão os casos atuais e o que está sendo feito, sujeito a sugestões e criticas.
O Plantão Dengue com mais médicos e enfermeiros na Santa Casa de Ibirá teve inicio nos dias 14,15,16 e 17 de fevereiro durante o carnaval. Neste mesmo período as agentes comunitárias de Saúde trabalharam no bairro termas de Ibirá, e desde então tem realizado visitas casa a casa em todos os bairros, eliminando possíveis criadouros. Agentes de Vetores trabalharam também fora do expediente.
Durante a semana a Santa Casa de Misericórdia de Ibirá conta com dois médicos na santa casa das 7h às 19h sendo que um está acompanhando os casos de dengue, e aos finais de semana um médico e uma enfermeira a mais só no Plantão da Dengue.
Na ultima quinta-feira (5) foi realizado um mutirão no bairro São Benedito com limpeza de terrenos e remoção de recipientes que acumulam água, tendo a participação de todos os Agentes de Saúde, Equipe de Limpeza Urbana e estudantes das escolas Vereador José Lopes de Souza e Edith Pereira Gonzaga. Saíram em busca de conscientizar a população local, orientando e eliminando os possíveis criadouros. Essa mesma ação será realizada em todos os bairros da cidade, com um aviso prévio à população.
A Vigilância Epidemiológica alerta, também, que a maior incidência de larvas está dentro das residências, especificamente nos pratos dos vasos de plantas, por isso a importância de receber bem os agentes e seguir as orientações repassadas por eles.
Algumas dicas para prevenir a Dengue:
- não deixar nada na área externa ao ar livre, como por exemplo, lonas, objetos e materiais que, se chover, com certeza, vão acumular água;
- verificar se a caixa d’água está bem vedada, se a calha está limpa e com desnível para o escoamento da água;
- as piscinas devem ser mantidas limpas e tratadas, de preferência com cloro, caso prefira cobri-la, verificar se a lona ou tampa não formam poças de água;
- observar se os ralos externos acumulam água da chuva, por desnivelamento do piso (abaixo ao ralo), se não der tempo de consertá-lo até a viagem, uma sugestão é utilizar sal grosso em grande quantidade nos locais que formam poças;
- verificar os vasos, uma sugestão é retirar os pratos, porque eles acumulam água com facilidade;
- os bebedouros de animais também devem ser limpos e lavados com esponja todos os dias;
- na área interna do imóvel, vedar os ralos (de banheiros, lavanderias e cozinhas) assim como vasos sanitários, a vedação pode ser feitas com plásticos e fitas adesivas.