07 ABR 2020
BOLETINS DIÁRIOS DE COVID-19 PASSAM A TER NOVO FORMATO
Classificações agora são de pacientes confirmados, monitorados, investigados e alta após quarentena

Com a alta após quarentena dos primeiros suspeitos de Covid-19 em Ibirá, a Prefeitura Municipal passa a divulgar o boletim de acompanhamento de casos em um novo formato.

A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde irá fazer a classificação com as indicações de pacientes confirmados, monitorados, investigados e alta após quarentena.

Com isso, os casos confirmados passam a ser aquelas pessoas que já fizeram o teste, com resultado positivo para o coronavírus.

Já os casos monitorados são aqueles que apresentam sintomas típicos da doença e estão em acompanhamento pela equipe municipal de saúde, sendo tratados sob os mesmos critérios de pessoas com o vírus, com protocolos de segurança para a contenção do contágio, como isolamento domiciliar.

Os investigados são pacientes que realizaram o teste e aguardam o resultado do exame.

Por fim, os integrantes da alta após quarentena seriam os casos descartados (controle interno), que antes eram classificados como suspeitos, mas já cumpriram o período de 14 dias das medidas de controle e de acompanhamento.

A Saúde esclarece também que todos os pacientes que apresentam sintomas gripais ficam em quarentena domiciliar, assim como todos os moradores de sua residência, por 14 dias. Com isso, o paciente assina um termo de consentimento livre, onde consta que ele será monitorado a cada 48 horas pela equipe de vigilância epidemiológica.

O setor lembra ainda que os testes seguem limitados pelo Ministério da Saúde, ou seja, só serão realizados em pessoas com quadro grave, que possivelmente poderão requerer internação.

O registro é um controle interno da secretaria, sendo que os números oficiais (estatísticas da doença) só são contabilizados através de pacientes que realizaram testes – até a data de 07 de abril, o município efetuou três exames.

Os boletins são divulgados diariamente a partir das 10 horas e podem ser acessados no site oficial da Prefeitura de Ibirá e nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Logo Ibirá
Mapa Endereço: Praça José Bernardino Seixas, n° 01 - Centro
Atendimento Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, das 08:00
às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
06/06/2020

21°C MIN 31°C MAX
07/06/2020

19°C MIN 29°C MAX

20°C MIN 32°C MAX
09/06/2020

IUV = 5.0
20°C MIN 32°C MAX
10/06/2020

20°C MIN 31°C MAX
11/06/2020

19°C MIN 32°C MAX
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados.