Ibirá 20 de agosto de 2012 – De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, Ibirá foi destaque entre as escolas da região com nota 6.2 no 5º ano e 5.1 no 9º ano. Graças aos trabalhos realizados pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação do município, a cidade superou a meta que estava prevista para o ano de 2015.
O Ídeb é medido a cada dois anos e é apresentado numa escala de zero a dez. Mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante e em níveis de aprovação.
Embora o objetivo seja que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2021 (correspondente ao padrão mínimo do ensino de países desenvolvidos), cada escola ibiraense tem suas próprias metas.
Em Ibirá, desde o ano passado é realizada bimestralmente a Avaliação de Rendimento Escolar (Arei) a todos os alunos do 1º ao 9º ano. A prova é uma preparação para as avaliações externas, tais como Saresp e Prova Brasil e visa prioritariamente acompanhar o desempenho da rede educacional do município.
Além desta avaliação, os alunos ibiraenses contam com atividades culturais como música e teatro em horário inverso ao das aulas. Estas ações juntamente ao apoio e acompanhamento dos pais na vida escolar do aluno contribuíram significativamente para que o município pudesse contar hoje com um dos melhores índices educacionais da região.
Para que os índices continuem crescendo e o município alcance notas ainda melhores, é necessário que haja uma continuidade nos projetos educacionais da cidade e principalmente foco no aprendizado individual de cada aluno.
CRÉDITO: Divulgação Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Ibirá
Departamento de Comunicação
Mais informações: Estevam Collar de Brito