Em virtude da má utilização o aterro municipal de Ibirá atingiu sua capacidade máxima de recebimento de lixo e por isso a Prefeitura desapropriou dois alqueires, e pagou R$ 89,5 mil, para a instalação de um novo aterro, que terá capacidade de aproximadamente 20 anos.
Conforme explica o Prefeito, Nivaldo ‘Biscoito’, a Prefeitura já tem a posse da área citada acima. “Já estamos providenciando o devido licenciamento ambiental, tudo de acordo com o que a legislação exige”, acrescenta.
Enquanto o novo aterro não entra em funcionamento o lixo está sendo destinado, em caráter emergencial, à um aterro sanitário em Catanduva, autorizado e licenciado pela CETESB. Os gastos mensais com este trabalho são em torno de R$ 18 mil.
‘Biscoito’ esclarece que o lixo não está sendo depositado no campo de aviação. “Neste local foi colocada uma caçamba que recebe o lixo e diariamente é transportada para um aterro em Catanduva para o devido destino final”, explica.
ÍNDICE DE QUALIDADE
Ibirá obteve a média de 8,4 no IQR (Índice de Qualidade de Resíduos), avaliado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Após inspeções técnicas permanentes o órgão, que é vinculado a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, atestou que o aterro do município está em condições adequadas.
O índice foi divulgado no dia 26 de março deste ano e é referente ao Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares – 2009.
Mais informações sobre o índice podem ser obtidas na página eletrônica da CETESB: http://www.cetesb.sp.gov.br/noticentro/2010/03/26_inventario.htm.
CRÉDITO: Divulgação Prefeitura de Ibirá
Área onde funcionará o novo aterro
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Ibirá