03 DEZ 2018
PROJETO ‘VAI DAR PÉ’ CONSCIENTIZOU SOBRE CUIDADOS MASCULINOS

PROJETO ‘VAI DAR PÉ’ CONSCIENTIZOU SOBRE CUIDADOS MASCULINOS

A Prefeitura Municipal de Ibirá por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu junto ao SENAC Catanduva no último dia 21 o Projeto “Vai dar Pé” em comemoração ao Novembro Azul. Os homens que compareceram a unidade de Saúde receberam uma esfoliação e hidratação nos pés e uma aula de alongamento enquanto aguardaram o atendimento.

Pode-se definir Podologia como o ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos processos patológicos dos pés.

Muitas pessoas não dão importância aos pés, escondidos durante a maior parte do dia pelos calçados. O descuido pode agravar problemas como onicomicose (um mal infeccioso), fissuras, calos e até a perda de sensibilidade na extremidade dos dedos em decorrência da diabetes.

As dicas dos podólogos para manter os pés saudáveis são: lavá-los diariamente com água morna e sabonete neutro, secá-los delicadamente com uma toalha, evitar o uso de sapatos apertados e utilizar meias de algodão. Calos e calosidades nunca devem ser cortados e, sim, lixados após o banho.

Na hora de cortar as unhas, o ideal é deixá-las não muito curtas, com formato reto, sem retirar as laterais. Cremes com hidratante devem ser aplicados se a pele estiver seca. Se há excesso de transpiração, é adequado fazer uso dos polvilhos específicos para o pé.

Ao final das consultas, os presentes puderam saborear um café da tarde oferecido pelo comércio ibiraense, tais como as empresas Agroserv, Monopólio, Construcenter, Auto Posto Brasília, Serv Festas e Bebidas Ferrari, Whiskritório do Beto Bar e Depósito, Top Frango (Catanduva), Cantinho do Pastel (Catanduva) e Santiluz Materiais Elétricos (Catanduva).