10 OUT 2019
OUTUBRO ROSA MOBILIZA IBIRÁ COM DIFERENTES AÇÕES

Nesse mês de outubro, a Prefeitura Municipal de Ibirá promove, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, Outubro Rosa.

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças.

Serão realizadas uma série de ações, como coletas de citopatológicos (Papanicolau), pedidos de mamografias, com horários diferenciados de atendimento nas unidades de saúde (veja informações nessa página).

Além disso, haverá uma programação informativa especial, com palestras ministradas por uma equipe de enfermeiras em algumas fábricas do município.

Durante essas abordagens, além de explicarem sobre os cuidados da saúde da mulher, as profissionais da Saúde realizarão o agendamento de consultas ginecológicas. “A Saúde vai até as mulheres, alertando sobre a importância dos exames como a mamografia, o Papanicolau”, diz a Secretária da Saúde, Terezinha Pachá.

Os organizadores da campanha pretendem difundir as informações sobre as doenças e buscar o engajamento da população para intensificar o combate.

Campanha Nacional

O Outubro Rosa é uma das maiores campanhas nacionais de prevenção e conscientização.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA)o câncer de mama é a neoplasia de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo e no País.

É importante frisar que a doença também pode acometer homens, representando 1% do total de casos.

Segundo o INCA, estima-se que no ano de 2018 foram diagnosticados quase 58 mil novos casos no Brasil e que ocorreram aproximadamente 15 mil óbitos em decorrência da doença.

“A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil.  A conscientização sobre o câncer de mama vai além da realização da mamografia anual. Ela tem como propósito ressaltar a importância do diagnóstico precoce através da avaliação de exames físico e clínicos, incentivar as mulheres a manterem hábitos de vida saudáveis, fornecer informações amplas sobre o tratamento e controle da doença”, frisa Terezinha.

O diagnóstico em fases iniciais da doença aumenta as chances de cura e permite oferecer um tratamento mais eficaz e menos agressivo, sendo a principal arma no combate aos efeitos negativos da doença.