O município de Ibirá promoveu o Curso de Punção Venosa e Administração de Medicamentos, voltado ao aprimoramento técnico e à segurança na assistência aos pacientes.
A capacitação foi realizada em duas turmas, nos dias 12 e 15 de agosto, com a participação de profissionais da equipe de enfermagem das unidades de saúde da família (USF Dr Raul Tarsitano, USF Vereador Ernesto Tavares e UBS Vereador Arlindo Simplicio da Silva) e da Santa Casa de Ibirá.
Durante o treinamento, foram abordados temas fundamentais para a prática profissional, incluindo aspectos éticos e legais na administração de medicamentos, vias de administração de fármacos, cálculo e diluição de medicamentos, principais medicamentos utilizados em situações de emergência, dispositivos para punção venosa e cuidados relacionados à administração de medicamentos.
A capacitação também contou com atividades práticas, envolvendo técnicas de punção venosa em simulador de alta fidelidade, aplicação intramuscular e preparo de medicamentos, proporcionando aos participantes a oportunidade de aperfeiçoar habilidades e fortalecer a segurança na execução dos procedimentos.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a educação permanente dos profissionais de saúde, a qualificação da equipe e a melhoria contínua da qualidade e da segurança do atendimento prestado à população de Ibirá.