10 OUT 2019
IBIRÁ SE LIVRA DE DÍVIDA HISTÓRICA E CONQUISTA IMÓVEL DO BB

O prefeito Edvard Colombo e o vice-prefeito Francisco Januário da Silva Neto “Xico” buscaram reforços em Brasília e conseguiram um acordo no valor de uma dívida histórica.
Após uma longa negociação entre o município e os representantes do Banco do Brasil, com o apoio do Deputado Federal Herculano Passos, ficou decidido que o imóvel que antes era pertencente ao banco passa a ser definitivamente uma propriedade de Ibirá.
O acordo só foi possível após o Prefeito Edvard demonstrar o risco financeiro que o banco correria com a devolução do imóvel desapropriado.
Essa decisão tem impacto direto no orçamento atual do município, que deixará de ser obrigado a depositar mensalmente uma quantia correspondente a 2,5% de sua receita corrente líquida, algo em torno de R$ 81 mil reais mensais.
Para se ter uma ideia, o valor da dívida, que ultrapassava os R$ 5 milhões, foi negociado por R$ 2,3 milhões, diferença essa que, segundo o prefeito, poderá ser utilizada em benefício da população, inclusive abrindo a possibilidade de novos investimentos no município.
“Os recursos economizados com esta importante vitória darão um fôlego aos orçamentos dos exercícios seguintes, porque, sem o acordo, o município teria que ir pagando mensalmente a dívida com o Banco do Brasil até o ano de 2024. Foi um árduo trabalho, uma busca intensa por apoios, mas o resultado está aí e a conquista é de toda população ibiraense”, declara Edvard.
O imóvel em questão abriga a Casa da Cultura, os postos do Banco do Povo Paulista e Sebrae, além de outros serviços.